Você já deve em algum momento ter se deparado com este termo BIRADS, seja em um exame de mamografia, seja em um exame de ultrassonografia… mas afinal, o que é o BIRADS? Qual o seu objetivo? Neste artigo você vai entender de uma vez por todas o significado do BIRADS nos laudos de mamografia e ultrassonografia!
O termo BIRADS é uma sigla que vem da frase em inglês: Breast Imaging Reporting and Data System! Esse palavrão todo significa dizer que é um sistema de padronização dos laudos em imagem da mama! E por que ele foi criado? O bi-rads tem como objetivo padronizar os laudos de exames de mama, tanto mamografia como ultrassonografia. Essa padronização tem o propósito de fazer com que todos os profissionais falem a mesma linguagem, usem os mesmos termos para que haja consenso entre as diferentes especialidades médicas no tocante às condutas e seguimento de cada paciente! O BI-RADS tem esse objetivo: o de padronizar e uniformizar a descrição e os achados em exames da mama, trazendo assim uma classificação comum para que todos falem e utilizem uma mesma terminologia, tanto na descrição dos achados de mamografia como de ultrassonografia!
PADRONIZAÇÃO DO BIRADS
Os exames laudados de acordo com a padronização do BIRADS devem conter:
1) A indicação do exame – Por que a mulher está fazendo a mamografia ou a ultrassonografia? É um exame de rastreamento ou é um exame diagnóstico?
2) Composição da mama – Descrever se trata-se de uma mama densa, adiposa ou heterogênea (contém tanto tecido adiposo como fibroglandular).
3) Descrição dos achados: Citar os achados positivos e descrevê-los: calcificações, nódulos, assimetrias, entre outros!
Conclusão: Ao final do laudo o médico deve colocar a categoria BIRADS daquele exame baseado nos achados descritos.
CLASSIFICAÇÃO BIRADS
BIRADS 0: significa avaliação incompleta. Nesta categoria estão os achados que precisam de avaliação adicional, seja através de nova incidência de mamografia seja através de complementação com ultrassom. Nestes casos, a mulher é reconvocada para realizar uma nova mamografia (outras incidências) ou a fazer uma ultrassonografia complementar.
BIRADS 1: significa que as mamas são normais, ou seja, achados negativos. Esta categoria indica que a mulher tem mamas sem alterações e neste caso deve seguir sua rotina de acompanhamento normal com o médico.
BIRADS 2: significa dizer que existe uma alteração na mama, porém que este achado é benigno, ou seja, não tem risco de ser câncer nem de se transformar em câncer. Achados comuns nessa categoria: cisto simples, linfonodos intramamários, calcificações vasculares e prótese mamária.
BIRADS 3: achados provavelmente benignos. Categoria comum aos fibroadenomas clássicos. Nestes casos, a paciente deve fazer acompanhamento a cada seis meses durante dois anos.
BIRADS 4: Esta categoria tem a maior abrangência de lesões com risco de caâncer: vai desde lesões com risco baixo de câncer (menor que 10%) até lesões com risco alto de câncer (maior que 50%). Nesta categoria, ao contrário das acima citadas, a conduta deve ser a obtenção de fragmento através de biópsia de mama ou punção (paaf) de mama.
BIRADS 5: Nesta categoria estão os achados com risco altíssimo de ser um câncer (superior a 95%). Nestes casos, a realização de biópsia de mama ou punção (paaf) de mama é indispensável!
BIRADS 6: nesta categoria estão as lesões que já têm um diagnóstico histológico de câncer e que estão fazendo algum exame de imagem para controle de tratamento, avaliando se este tumor está tendo resposta ao tratamento instituído.
Meu exame deu birads 3 e tenho primas que já teve câncer de mama .Seria o caso de fazer uma biópsia?
Bom dia..
Doutor, fui classificada com Birads 2 através de ultrassom.
Após 6 meses continuou 2 mas foi encontrada uma íngua.
Estou com esse problema nos 2 seios.Tenho prótese há 30 anos. Esses carossinhos doem quando eu toco neles. Minha mãe teve câncer de mama. A médica que fez o ultrassom disse que agora só vou fazer outro ultrassom depois de 1 ano. Estou preocupada. Qual é sua opinião sobre isso? Moro em Mongaguá – SP e na baixada santista é difícil conseguir algum médico que peça ressonância magnética.
Aguardo resposta.
Muito obrigada.
Sonia Malacrida
A Médica deveria fazer um acompanhamento como vc já tem histórico na família, mas tenha fé que vai dá tudo certo
Minha mamografia deu vitórias rads 02 mas no ultrassom deu bi rads 4 e tô tendo mta mastite tenho q me preocupar?
Procure aemk.com.br tudo gratis! Varias curas!
Boa tarde dr peguei meu exame p levar pro meu medico mas vi que esta bi rads 5 que pode ser cancer de mama maligna isso mesmo ?
Procure aemk.com.br tudo gratis! Varias curas!
Boa noite Doutor meu exame de monografia deu BI-RADS categoria 2 estou preocupada eu devo me
preocupada?
Minha mamografia deu 5 isso significa que eu tô com câncer
Procure aemk.com.br tudo gratis! Varias curas!
Dr. Fiz uma ultrassom das mamas e deu birads 2 devo mim preocupar e no peito direito ele sagra também o que fazer
Procure aemk.com.br tudo gratis! Varias curas!
Minha ulta son de mama deu bia-adre 4 e a mamografia o oque podw sem?
Parabéns Dr muito bem explicado!
Boa noite gostaria de saber quando ultrassom de mama acr BI-rads1 mas fala que tem ausência de linfonodomegalias axilas
Minha mamografia deu 0 minha ulta som de mama deu 4 pode ser câncer?
Olá, tenho mastite e ontem peguei minha mamografia, e de birrad 2
Minha mamografia deu bi-rads 2 achados benignos, o q significa?
Bom dia fiz mamografia deu bi-rades 3 e fiz depois ultrason que deu bi-rades 1….o que pode ser essa diferença
Já fiz mamografia mais não aparece o cisto braids 2 só na ultrassonografia porque.