BIRADS: Entenda a Classificação e sua Relação com o Câncer de Mama!

BIRADS ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O CÂNCER DE MAMA!

Você já deve em algum momento ter se deparado com este termo BIRADS, seja em um exame de mamografia, seja em um exame de ultrassonografia… mas afinal, o que é o BIRADS? Qual o seu objetivo? Neste artigo você vai entender de uma vez por todas o significado do BIRADS nos laudos de mamografia e ultrassonografia!

O termo BIRADS é uma sigla que vem da frase em inglês: Breast Imaging Reporting and Data System! Esse palavrão todo significa dizer que é um sistema de padronização dos laudos em imagem da mama! E por que ele foi criado? O bi-rads tem como objetivo padronizar os laudos de exames de mama, tanto mamografia como ultrassonografia. Essa padronização tem o propósito de fazer com que todos os profissionais falem a mesma linguagem, usem os mesmos termos para que haja consenso entre as diferentes especialidades médicas no tocante às condutas e seguimento de cada paciente!  O BI-RADS tem esse objetivo: o de padronizar e uniformizar a descrição e os achados em exames da mama, trazendo assim uma classificação comum para que todos falem e utilizem uma mesma terminologia, tanto na descrição dos achados de mamografia como de ultrassonografia! 

PADRONIZAÇÃO DO BIRADS

Os exames laudados de acordo com a padronização do BIRADS devem conter:

1) A indicação do exame – Por que a mulher está fazendo a mamografia ou a ultrassonografia? É um exame de rastreamento ou é um exame diagnóstico? 

2) Composição da mama – Descrever se trata-se de uma mama densa, adiposa ou heterogênea (contém tanto tecido adiposo como fibroglandular).

3) Descrição dos achados: Citar os achados positivos e descrevê-los: calcificações, nódulos, assimetrias, entre outros!

Conclusão: Ao final do laudo o médico deve colocar a categoria BIRADS daquele exame baseado nos achados descritos. 

CLASSIFICAÇÃO BIRADS

BIRADS 0: significa avaliação incompleta. Nesta categoria estão os achados que precisam de avaliação adicional, seja através de nova incidência de mamografia seja através de complementação com ultrassom. Nestes casos, a mulher é reconvocada para realizar uma nova mamografia (outras incidências) ou a fazer uma ultrassonografia complementar. 

BIRADS 1: significa que as mamas são normais, ou seja, achados negativos. Esta categoria indica que a mulher tem mamas sem alterações e neste caso deve seguir sua rotina de acompanhamento normal com o médico. 

BIRADS 2:  significa dizer que existe uma alteração na mama, porém que este achado é benigno, ou seja, não tem risco de ser câncer nem de se transformar em câncer. Achados comuns nessa categoria: cisto simples, linfonodos intramamários, calcificações vasculares e prótese mamária.   

BIRADS 3: achados provavelmente benignos. Categoria comum aos fibroadenomas clássicos. Nestes casos, a paciente deve fazer acompanhamento a cada seis meses durante dois anos.  

BIRADS 4: Esta categoria tem a maior abrangência de lesões com risco de caâncer: vai desde lesões com risco baixo de câncer (menor que 10%) até lesões com risco alto de câncer (maior que 50%). Nesta categoria, ao contrário das acima citadas, a conduta deve ser a obtenção de fragmento através de biópsia de mama ou punção (paaf) de mama.  

BIRADS 5: Nesta categoria estão os achados com risco altíssimo de ser um câncer (superior a 95%). Nestes casos, a realização de biópsia de mama ou punção (paaf) de mama é indispensável! 

BIRADS 6: nesta categoria estão as lesões que já têm um diagnóstico histológico de câncer e que estão fazendo algum exame de imagem para controle de tratamento, avaliando se este tumor está tendo resposta ao tratamento instituído.

27 thoughts on “BIRADS: Entenda a Classificação e sua Relação com o Câncer de Mama!

    • Sonia Christina Monteiro Neves Malacrida says:

      Bom dia..
      Doutor, fui classificada com Birads 2 através de ultrassom.
      Após 6 meses continuou 2 mas foi encontrada uma íngua.
      Estou com esse problema nos 2 seios.Tenho prótese há 30 anos. Esses carossinhos doem quando eu toco neles. Minha mãe teve câncer de mama. A médica que fez o ultrassom disse que agora só vou fazer outro ultrassom depois de 1 ano. Estou preocupada. Qual é sua opinião sobre isso? Moro em Mongaguá – SP e na baixada santista é difícil conseguir algum médico que peça ressonância magnética.
      Aguardo resposta.
      Muito obrigada.
      Sonia Malacrida

  1. Lucimara dos santos says:

    Boa tarde dr peguei meu exame p levar pro meu medico mas vi que esta bi rads 5 que pode ser cancer de mama maligna isso mesmo ?

  2. Selene Basso says:

    Texto muito esclarecedor! Obrigada, Dr.! Já tive câncer de mama (seio E), fiz mastectomia radical, quimio e radio. Não fiz o tratamento hormonal pois me fazia muito mal! Faço acompanhamento no Hospital do Câncer Dr. Arnaldo, fiz mamografia em setembro: Birads 2 (Controle P.O.). O sr. me aconselharia a reconstituição da mama, à qual tenho direito? Me sinto muito mal com esta falta, a onco disse que estou acima do peso (um pouco, não sou obesa), que teria que emagrecer antes, tenho 71 anos e não consigo fazer dieta! 😞😥

  3. VIRGINIA says:

    Olá, Dr! Fiz exame de mamografia e apresentou o seguinte resultado: Tecido mamário heterogeneamente denso. Linfonodos intramamários à esquerda. A alta densidade mamária pode prejudicar a identificação de outros nódulos. Calcificações esparsas. ACR BI-RADS® Categoria: 2. Gostaria de saber se é um resultado que requer mais investigação ou já está ok uma vez que deu categoria 2?

  4. Nat says:

    A quem apresentou no seu exame de mamografia birrads 4 dou um aviso que aconteceu com o exame da minha mãe. Em plena época de Natal somos surpreendidas com o laboratório solicitando reconvocacao (pra que ela retornasse para fazer uma nova mamografia) e pra nossa surpresa veio o tal bendito calcificacoes birrads 4 suspeito, foram dias agoniantes pós biopsia, perdi meu natal, eu entrava no Google e só tristeza, cada depoimento me deprimia, mesmo tendo uma chance ampla de 2 a 90 de benignidade/malignidade e hoje saiu o resultado deu não apresenta sinais de malignidade, sei que ela deverá passar por acompanhamento, mas nada perto do que a ansiedade e o Google me causou então a todas a pessoas que apresentarem esse tipo de resultado, se acalmem porque as chances são boas de não ser nada tão agravante…boa sorte a todas e agora vms curtir o ano novo que a ansiedade e tristeza me tirou no Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *