COMO FAZER O TESTE DE GRAVIDEZ?

como fazer o teste de gravidez

VEJA O PASSO A PASSO DE COMO UTILIZAR UM TESTE DE GRAVIDEZ E AINDA COMO INTERPRETÁ-LO!

Você sabe como fazer corretamente o teste de gravidez de farmácia?  Fazer um teste adequadamente vai além de fazer xixi na fita ou no frasco de coleta. Nesta postagem eu vou te explicar o passo a passo e a melhor maneira de fazer um teste de gravidez do início ao fim.

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR?

Já vai atrás do que você precisa para fazer um teste de gravidez de maneira adequada:

  • Um teste de gravidez (pode ser o de fita ou o de caneta)
  • Um copo descartável (caso tenha comprado o teste de fita)
  • Um cronômetro (tem no seu celular)
  • Uma hora agradável pela manhã (o momento ideal é que seja a primeira urina da manhã)

Uma vez que escolhemos um horário da manhã para fazer o teste com a sua primeira urina você pode coletar esses materiais na noite anterior ao teste de gravidez e pode deixá-los em um local seguro no banheiro ou em uma cômoda próxima à cabeceira da sua cama.

1. CONFIRA A DATA


Fazer um teste de gravidez na data certa – e não muito cedo – é metade da batalha. Resista à tentação de testar o quanto antes.

O momento ideal para a realização do teste é um dia após o seu atraso menstrual. O que isso significa? Se você espera ter seu período menstrual na terça-feira, por exemplo, a quarta-feira seria o primeiro dia de atraso menstrual.

Se seus ciclos menstruais são irregulares e você não tem certeza de quando irá menstruar, você precisa ter um calendário de fertilidade com as datas dos seus ciclos menstruais passados. Observe o ciclo mais longo que você teve e aguarde o número de dias correspondente a este ciclo para fazer o teste de gravidez.

O ideal é fazer o teste de gravidez pela manhã, na primeira urina. Neste momento o hormônio da gravidez (hcg), caso ele exista,  tende a estar mais concentrado e é provável que o teste detecte suas maiores concentrações neste período da manhã.

Evite fazer o teste muito precocemente (muito antes do atraso menstrual) pois é muito comum mulheres grávidas terem resultados falso-negativos nestes casos porque a concentração de gonadotrofina coriônica humana é muito baixa e pode não ser detectada neste início de gravidez.

2. LEIA AS INSTRUÇÕES DO SEU TESTE

como fazer o teste de gravidez
Não deixe de ler as instruções do seu teste. Há informações importantes no manual que você precisa saber.

Esta é uma etapa indispensável. Com exceção do caso em que você já tenha utilizado a mesma marca de teste em algum momento anterior, leia sempre as intruções durante o primeiro uso de um teste de gravidez.

Perguntas que você precisa saber a resposta antes de utilizar o teste:

  • Você vai precisar fazer xixi em uma fita ou em um frasco/copo?
  • Por quanto tempo você precisa manter o teste no jato de urina?
  • Existe uma tampa para remover na vareta de teste? (comum nos testes de caneta)
  • Você precisa recolocar a tampa do teste após fazer o teste? (comum nos testes de caneta)
  • Se você precisar mergulhar o teste em um frasco/copo, por quanto tempo ele precisa ficar imerso na urina?
  • Quantos minutos você deve esperar antes de ler os resultados?
  • Depois de quantos minutos você NÃO deve ler o resultado? (Ler um resultado muito tempo depois do tempo máximo recomendado pode levar a ver um falso positivo)
  • Como você sabe se o teste está funcionando corretamente?
  • Como aparece um resultado negativo? (Apenas uma linha?Ou são as palavras “NÃO GRÁVIDA”?)
  • Qual é a aparência de um resultado positivo? (Um sinal de mais? Uma segunda linha? Ou a palavra “Grávida”?)

3. FAÇA O XIXI (URINE) NA PRÓPRIA FITA TESTE OU EM UM FRASCO

Teste de fita que geralmente deve ser mergulhado em um frasco com urina.

Agora é hora de fazer o teste. 

Se você estiver fazendo xixi em um teste do tipo caneta, lembre-se de tirar a tampa do teste se houver (esta é uma etapa muito comum que as pessoas pulam quando estão nervosas.)

Dê uma olhada rápida nas instruções novamente e observe de quanto tempo você precisa para fazer xixi na fita do teste e como você deve segurar o teste ao fazê-lo. Após isso, faça o teste.

Se você fez xixi em um copo e está pronta para mergulhar a fita, observe por quanto tempo você deve fazer isso.

Quando terminar, coloque o teste de lado para aguardar a leitura do resultado e lave as mãos.

4.INICIE SEU CRONÔMETRO

Definir um cronômetro permite que você se distraia enquanto espera ansiosamente os resultados do teste de gravidez.

Agora dê uma rápida olhada nas instruções e veja quanto tempo você deve esperar antes de ver os resultados (geralmente são cerca de 3 minutos).

Inicie seu cronômetro e aguarde. É tentador assistir a mudança de cores do teste. Você irá ter muitas sensações diferentes e vai parecer uma eternidade esses 180 segundos. Mas não deixe de ler o teste quando o tempo determinado tiver passado.

Ler um teste após um longo tempo de espera (geralmente acima de 10 minutos) pode resultar em falsos positivos ou negativos.

5. LEIA O RESULTADO DO SEU TESTE DE GRAVIDEZ

Certifique-se de ler os resultados dentro dos prazos recomendados para o seu teste de gravidez.

Seu cronômetro marcou o tempo estabelecido? É hora de ler os resultados. Espero que você tenha lido as instruções e saiba como deve ser um aspecto negativo ou positivo do seu teste de gravidez.

Se você fez um teste digital será fácil ler os resultados. Esses testes dão o resultado através das palavras “Grávida” quando o teste é positivo ou “Não Grávida” quando o teste é negativo.

Se no entanto o seu teste de gravidez for do tipo dque mostra as linhas, geralmente podem acontecer os três seguintes cenários:

  • Uma única linha rosa significa que o teste foi negativo;
  •  Duas linhas rosas significam que o teste foi positivo;
  • Sem nenhuma linha significa que o teste não funcionou.

Dependendo de qual teste você fez as duas linhas rosas que indicam um teste positivo podem ser tanto paralelas como perpendiculares formando um sinal de mais ou cruz.

6. PENSE NO SEU RESULTADO

Esteja preparada para o resultado do seu teste.

Só porque você leu os resultados não significa que os aceitou ou mesmo acreditou neles. Isso pode ser verdade com um resultado positivo ou negativo.

Se o teste for negativo:

Ter um resultado negativo no teste de gravidez pode ser doloroso especialmente quando você os obtém mês após mês. É ainda mais doloroso se você tiver feito tratamentos de fertilidade.

Mas lembre-se … até que sua menstruação chegue, o mês não acabou oficialmente. Você pode ter feito o teste muito cedo ou pode não haver hormônio da gravidez suficiente na sua urina ainda.

Não perca as esperanças!

Se o teste for positivo:

Se obteve resultado positivo, parabéns !! Aproveite o momento!

Obter um resultado positivo pode ser emocionante e assustador, especialmente se você está tentando há meses ou anos.

Lembre-se de iniciar o seu pre-natal o quanto antes e saiba que o ideal é que você já esteja em uso do ácido fólico caso sua gravidez seja desejada há um tempo já!

Comentários Facebook