Qual o melhor momento para realizar um teste de gravidez?

Para grande parte das mulheres o momento de realização do teste de gravidez pode ser uma importante fonte de ansiedade. Muitas vezes este momento se torna estressante porque elas querem estar grávidas; outras vezes é porque elas não querem estar grávidas. De qualquer forma, é importante fazer o teste no momento certo para aumentar ao máximo sua chance de obter uma leitura correta e adequada do teste de farmácia. Neste artigo vou te contar qual o melhor momento para se fazer um teste de gravidez.

VISÃO GERAL

Se você está ansiosa com a possibilidade de uma gravidez, mas não quer estar grávida, você pode estar considerando um teste de farmácia porque sua menstruação está atrasada ou porque você acha que está tendo sintomas iniciais de uma gravidez. Pode ser ainda que você esteja apenas preocupada com o fracasso do seu método anticoncepcional, ou tenha mesmo esquecido de usá-lo corretamente.

Agora, se no seu caso a gravidez é algo que está desejando do fundo da sua alma você pode estar querendo ansiosamente testar o mais cedo possível para ter a tão sonhada notícia do teste positivo. Será que você deve esperar até que sua menstruação atrase? Qual é a melhor hora do dia para realizar o teste de farmácia?

Independentemente se você está querendo um resultado negativo ou positivo, fazer um teste antes do atraso menstrual pode parecer uma boa maneira de descobrir se você está grávida. Infelizmente, fazer o teste no neste período pode dar um resultado negativo mesmo se você estiver grávida.

Qual então é o melhor momento para se fazer o teste de gravidez?

O MELHOR MOMENTO DO CICLO MENSTRUAL PARA REALIZAR UM TESTE DE GRAVIDEZ

A melhor época para fazer um teste de gravidez é após o atraso da menstruação. Isso te ajudará a evitar testes falsos negativos e também falsos positivos de abortamentos espontâneos que podem acontecer precocemente. Se você ainda não possui um calendário de fertilidade, esse pode ser um momento adequado para se iniciar um.

Se seus ciclos menstruais são irregulares ou você não tem um registro deles, não faça um teste de gravidez antes de passar pelo ciclo menstrual mais longo que você costuma ter. Por exemplo, se seus ciclos variam de 30 a 38 dias, o melhor momento para fazer um teste seria do dia 39 em diante.

Mesmo os testes que são elaborados para detecção precoce de gravidez, ou seja, antes do atraso menstrual, não podem detectar com precisão uma gravidez antes do atraso da menstruação.

O MELHOR MOMENTO DO DIA PARA REALIZAR UM TESTE DE GRAVIDEZ

A hora do dia em que você faz um teste de gravidez é importante até certo momento da sua gravidez. É mais provável que você obtenha um resultado preciso do teste se o fizer o teste pela manhã. Isso é especialmente verdadeiro se a sua menstruação ainda não estiver atrasada ou se estiver apenas alguns dias atrasada.

Os testes de gravidez de farmácia funcionam detectando o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) através da sua urina. A menos que você se levante à noite para fazer xixi com frequência, ou beba muita água durante a noite, sua urina estará mais concentrada quando você acordar. Isso geralmente significa que a quantidade de hCG é um pouco maior e é mais provável que você obtenha um resultado positivo se estiver grávida pela manhã.

Você pode sim fazer um teste de gravidez no meio do dia ou mesmo à noite. Entretanto é mais provável que você obtenha um falso-negativo principalmente se você ainda não está com atraso menstrual e se você tem bebido muita água e sua urina está diluída.

QUANDO VOCÊ “SENTE-SE” GRÁVIDA

Você pode decidir fazer um teste de gravidez porque está tendo sintomas no início da gravidez, entre eles:

– Dor ou sensibilidade aumentada nos seios

– Cólicas leves

– Sangramento leve (conhecido como “spotting de implantação”)

– Cansaço

– Enjôos matinais

Independentemente se o resultado do teste de gravidez seria uma boa ou má notícia, sintomas como estes podem deixar a mulher preocupada…ou empolgada! Mas aqui estão as boas (ou más) notícias: estes sintomas que muitas mulheres relatam de início da gravidez não significam que você está grávida. Na verdade, você pode “sentir-se grávida” e não estar grávida ou ainda pode “não sentir-se grávida” e estar grávida.

O que acontece é que o efeito psicológico é muito forte nas mulheres que pensam no momento de uma possível gravidez e qualquer sintomas semelhante e que possa estar presente todos os meses no seu ciclo menstrual, naquele momento teve mais atenção porque é um momento decisivo e de muita ansiedade.

Muitos sintomas da gravidez podem ser causados ​​por outras coisas, como um resfriado, stress ou até mesmo algumas noites de sono insatisfatório.

COMO FUNCIONAM OS TESTES DE GRAVIDEZ

Saber como esses testes funcionam pode ajudá-la a entender quando é o momento ideal para se realizar o teste.

Conforme mencionado, os testes detectam o hormônio da gravidez, a gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina. O hCG é produzido somente após o implante do embrião no endométrio, que ocorre cerca de 8 a 10 dias após a fecundação.

Um teste de gravidez realizado em casa não consegue medir a quantidade exata de hormônio da gravidez na urina. O que ele pode fazer é detectar se uma quantidade mínima está presente.

Obter um resultado negativo no teste de gravidez não significa que sua urina não contém hCG. Significa apenas que não contém quantidade suficiente para resultar em um teste positivo.

TESTES DE GRAVIDEZ COM RESULTADO PRECOCE

Os testes de gravidez com “resultados precoces” prometem testes positivos até quatro dias antes do atraso menstrual. Esses testes pressupõem que a mulher tem uma fase lútea de 14 dias, que é o tempo entre a ovulação e o momento da menstruação. O problema é nenhuma mulher é igual a outra e você pode ter uma fase lútea mais curta ou mais longa.

Se sua fase lútea é geralmente de 12 dias, quatro dias antes da menstruação perdida seriam oito dias após a ovulação. É muito cedo para testar. Para você, fazer o teste quatro dias antes da menstruação seria inútil.

Se você tiver uma fase lútea de 15 dias, quatro dias antes da menstruação perdida são 11 dias após a ovulação. Você ainda pode não ter hormônio suficiente tão cedo. No entanto, você tem uma chance melhor do que alguém com uma fase lútea mais curta.

PRECISÃO DO TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA

Se você ler as instruções com atenção a maioria dos testes promete precisão de 99% no dia da menstruação – mas não para os resultados precoces. Se você espera sua menstruação na quarta-feira, quinta-feira seria o dia em que atrasou a menstruação.

Surpreendentemente, essas promessas de precisão de 99% podem não ser verdadeiras. Em estudos de pesquisa em que eles compararam quanto hCG o teste alegou detectar e quanto ele realmente detectou, os testes foram apenas 46% a 89% precisos. Em um estudo os testes de gravidez indicaram um resultado positivo apenas 80% das vezes no 28o dia do ciclo menstrual da mulher (1).

REFERÊNCIAS:

1. Cole LA. The Utility of Six Over-The-Counter (Home) Pregnancy TestsClin Chem Lab Med. 2011;49(8):1317-1322. doi:10.1515/CCLM.2011.211

Comentários Facebook

One thought on “Qual o melhor momento para realizar um teste de gravidez?

  1. Pingback: COMO FAZER O TESTE DE GRAVIDEZ? - Dr Augusto Teixeira

Comentários não permitidos.