O ultrassonografia do abdome total utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens das estruturas no abdome . Geralmente este exame é solicitado quando o médico suspeita de alguma alteração nos órgãos abdominais. Os principais órgãos avaliados no ultrassom de abdome total são: rins, fígado, vesícula biliar, ductos biliares, pâncreas, baço, aorta abdominal e bexiga. A ultrassonografia é um método seguro, não invasivo e não utiliza radiação ionizante.
VEJA TAMBÉM:
MAMAS DENSAS: QUAL O SIGNIFICADO?
SISTEMA BETHESDA E CLASSIFICAÇÃO DOS NÓDULOS DE TIREOIDE
Quando deve ser solicitado o ultrassom de abdome total?
A ultrassonografia do abdome total é um exame comumente solicitado pelos médicos. Este exame avalia as principais estruturas e órgãos do abdome e pode ser solicitado quando o médico suspeita de alguma das seguintes patologias ou alterações:
- Dor ou distensão abdominal;
- Alteração na função do fígado (por exemplo aumento de TGO e TGP);
- Aumento do volume de algum órgão abdominal;
- Pedra na vesícula (colelitíase);
- Gordura no fígado (esteatose hepática);
- Pedra nos rins (nefrolitíase);
- Cistos no fígado ou nos rins;
- Aneurisma de aorta abdominal.
Além disso, a ultrassonografia do abdome pode ser utilizada para guiar procedimentos como por exemplo a biópsia do fígado ou biópsia do rim.
Como é o preparo para uma ultrassonografia de abdome total?
O preparo mais importante para a realização adequada de uma ultrassonografia do abdome total é o jejum. Sendo assim, é necessário que o paciente permaneça cerca de 8-12 horas de jejum antes da realização deste exame. O jejum idealmente deve ser de comidas sólidas e líquidas, entretanto, o paciente pode tomar um pouco de água para fazer uso de suas medicações de uso diário.
Outro ponto importante do preparo deste exame é a necessidade de a bexiga estar cheia. Uma bexiga cheia é necessária porque além de permitir uma melhor caracterização do seu conteúdo, ela favorece uma boa visualização dos órgãos pélvicos (no homem a próstata, na mulher o útero e ovários). Para isto, é importante que o paciente tome cerca de 6-8 copos de água 1 hora e meia antes do horário agendado do exame.
Você deve usar roupas confortáveis e folgadas no dia do seu exame de ultrassonografia de abdome total.
VEJA TAMBÉM:
CISTO NA TIREOIDE: QUAL O SIGNIFICADO? O QUE CAUSA?
COMO ENTENDER OS EXAMES DE RASTREAMENTO
Como é feito o exame de abdome total?
Para a maioria dos exames de ultrassom, o paciente é posicionado deitado de barriga para cima. Depois que você estiver posicionado na mesa de exame, o radiologista (um médico especificamente treinado para supervisionar e interpretar os exames de imagem) ou o ultrassonografista aplicará um gel quente à base de água na região do corpo a ser estudada.
O gel tem o objetivo de ajudar a sonda de ultrassom a fazer um contato seguro com o corpo. E além disso, auxilia na eliminação das bolsas de ar entre o transdutor e a pele que podem impedir que as ondas sonoras passem para o corpo. Dessa forma, o transdutor é colocado no corpo e movido para frente e para trás sobre a área de interesse até que as imagens desejadas sejam capturadas. Geralmente, este exame não gera nenhum desconforto para o paciente.
Quando a imagem estiver completa, o gel de ultrassom é limpo e removido da sua pele. O gel de ultrassom é feito à base de água, portanto, não costuma manchar ou descolorir a roupa.
pGuVOa9Sn46
D7DxjGqw02I
Yt80EUWO10w
HV0dQdHjNZe
6tYCqMspEAo
KkDlosMx5NV
aEnntizHT3T
4pg8hz50a11
XPfX9NYNOPb
AKtKyiixuT0
YeoR0CX00X4
CZMfOtnCf1l
8Kd0rJT0iBb
T0FdAM43oxT
ICjomdjtQ8S
CImWpAywC1G
0zVwlE0L8PI
u2LzU4OIVhs
dQfZT4wVqQD
AglzLPz8KFE
8MghuNUaySQ
1kulZ7rQz34
N4s5xMFSt3D
kQAvzGPgF3F
anvz5z
901q1m
c90d6f
o9xsye
l0dznt
hxesyb
dy9rz3
6gdl4n
a8gt89