O ultrassonografia do abdome total utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens das estruturas no abdome . Geralmente este exame é solicitado quando o médico suspeita de alguma alteração nos órgãos abdominais. Os principais órgãos avaliados no ultrassom de abdome total são: rins, fígado, vesícula biliar, ductos biliares, pâncreas, baço, aorta abdominal e bexiga. A ultrassonografia é um método seguro, não invasivo e não utiliza radiação ionizante.
VEJA TAMBÉM:
MAMAS DENSAS: QUAL O SIGNIFICADO?
SISTEMA BETHESDA E CLASSIFICAÇÃO DOS NÓDULOS DE TIREOIDE
Quando deve ser solicitado o ultrassom de abdome total?
A ultrassonografia do abdome total é um exame comumente solicitado pelos médicos. Este exame avalia as principais estruturas e órgãos do abdome e pode ser solicitado quando o médico suspeita de alguma das seguintes patologias ou alterações:
- Dor ou distensão abdominal;
- Alteração na função do fígado (por exemplo aumento de TGO e TGP);
- Aumento do volume de algum órgão abdominal;
- Pedra na vesícula (colelitíase);
- Gordura no fígado (esteatose hepática);
- Pedra nos rins (nefrolitíase);
- Cistos no fígado ou nos rins;
- Aneurisma de aorta abdominal.
Além disso, a ultrassonografia do abdome pode ser utilizada para guiar procedimentos como por exemplo a biópsia do fígado ou biópsia do rim.
Como é o preparo para uma ultrassonografia de abdome total?
O preparo mais importante para a realização adequada de uma ultrassonografia do abdome total é o jejum. Sendo assim, é necessário que o paciente permaneça cerca de 8-12 horas de jejum antes da realização deste exame. O jejum idealmente deve ser de comidas sólidas e líquidas, entretanto, o paciente pode tomar um pouco de água para fazer uso de suas medicações de uso diário.
Outro ponto importante do preparo deste exame é a necessidade de a bexiga estar cheia. Uma bexiga cheia é necessária porque além de permitir uma melhor caracterização do seu conteúdo, ela favorece uma boa visualização dos órgãos pélvicos (no homem a próstata, na mulher o útero e ovários). Para isto, é importante que o paciente tome cerca de 6-8 copos de água 1 hora e meia antes do horário agendado do exame.
Você deve usar roupas confortáveis e folgadas no dia do seu exame de ultrassonografia de abdome total.
VEJA TAMBÉM:
CISTO NA TIREOIDE: QUAL O SIGNIFICADO? O QUE CAUSA?
COMO ENTENDER OS EXAMES DE RASTREAMENTO
Como é feito o exame de abdome total?
Para a maioria dos exames de ultrassom, o paciente é posicionado deitado de barriga para cima. Depois que você estiver posicionado na mesa de exame, o radiologista (um médico especificamente treinado para supervisionar e interpretar os exames de imagem) ou o ultrassonografista aplicará um gel quente à base de água na região do corpo a ser estudada.
O gel tem o objetivo de ajudar a sonda de ultrassom a fazer um contato seguro com o corpo. E além disso, auxilia na eliminação das bolsas de ar entre o transdutor e a pele que podem impedir que as ondas sonoras passem para o corpo. Dessa forma, o transdutor é colocado no corpo e movido para frente e para trás sobre a área de interesse até que as imagens desejadas sejam capturadas. Geralmente, este exame não gera nenhum desconforto para o paciente.
Quando a imagem estiver completa, o gel de ultrassom é limpo e removido da sua pele. O gel de ultrassom é feito à base de água, portanto, não costuma manchar ou descolorir a roupa.