Aprenda como calcular a data provável de parto (DPP)

Como Calcular a Dara de Nascimento do Bebe

Esta data é uma estimativa de quando ocorrerá o parto e é calculada a partir da data da última menstruação! Essa data é calcualda com base no tempo médio de uma gravidez em seres humanos, que dura em torno de 280 dias! Já discutimos em um vídeo anterior que 280 dias é o equivalente a cerca de 9 meses, mais precisamente 9 meses e 7 dias, e é a partir deste dado que nós fazemos o cálculo da data provável de parto!

Regra de Naegele e a data provável de parto

A regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável de parto (DPP) de uma gestante. Ela funciona subtraindo-se três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM). 

Vamos então a um exemplo prático: Suponhamos que uma mulher tenha tido o promeiro dia da sua última menstruação em 10 de janeiro de 2020, sendo esta portanto a data da sua última menstruação. Se nós subtrairmos 3 meses do mês de janeiro (isto pode ser feito pegando-se um calendário com todos os meses do ano dispostos em uma única folha e retrocedendo 3 meses a partir de janeiro), chegamos ao mês de outubro, e se somarmos 7 dias à esta data, temos que a data provável de parto desta gestante será dia 17 de outubro de 2020.

Outro exemplo de forma mais objetiva:

DUM= 15 maio de 2019

– 3 meses= 15 fevereiro

+ 7 dias = 22 de fevereiro de 2020.

Data provável do parto pela ultrassonografia

Quando a mulher não lembra da data da última menstruação, o ultrassom é capaz de avaliar a data provável de parto corrigida… mas por que corrigida? A ultrassonografia de primeiro trimestre consegue ter uma acurácia muito boa na estimativa da data provável de parto, que nas primeiras semanas chega a um erro de apenas 5 dias de idade gestacional e nós chamamos neste caso de data de parto corrigida. Essa seria a data ideal para o cálculo da data provável de parto, já que através das medidas do embrião conseguimos avaliar mais adequadamente os parâmetros necessários à estimativa da idade gestacional.

É importante salientar que esta data é uma ESTIMATIVA de quando ocorrerá o seu parto, não sendo obrigatoriamente uma certeza de que o seu parto ocorrerá naquele dia específico. Isto ocorre porque o cálculo da data provável de parto se faz com base em uma média populacional, que mostra um tempo médio de cerca de 280 dias para a gestação normal em seres humanos. Entretanto, por inúmeros fatores, o parto pode ocorrer antes da data prevista assim como depois da data provável de parto. Por isso que é importante o acompanhamento pré-natal com o seu médico para que ele saiba exatamente como está transcorrendo a sua gravidez e que medidas tomar caso haja alguma intercorrência. 

25 thoughts on “Aprenda como calcular a data provável de parto (DPP)

  1. Letícia says:

    Minha primeira ultrassom deu 13 semanas e 3 dias e utima deu 35 semanas e minha utima menstruação foi em janeiro e não lembro que dia foi quando o neném vai naicer

  2. Geraldo says:

    Como a minha mãe teve gestações na época das parteiras, a técnica daquela época era: 9 luas novas, seguintes a data (hoje chamada de período fértil)! Até hoje, Clínicas, Hospitais e Maternidades, relatam o período da lua nova como de maior atendimento de parturientes.

    • Geraldo says:

      Boa hora! Se for parto normal ou tiveres condições de te-lo assim, poderá até nascer no dia do meu aniversário: 22/04! Há gestantes que entraram em trabalho de parto, antes da data marcada da cesariana!

    • Geraldo says:

      Boa tarde, Katia. Por esses dias, irás fazer USG para verificar a “maturação fetal”? Presumo estar próximo do “ajuste” dele para começar a descer! Podes acompanhar, também de como está a barriga: como diria minha mãe se ela está “alta” ou com “aspecto gravitacional” do começo da “descida” do bebê! Boa hora a vocês!

    • Jeane Conceiçao Santos says:

      Boa tarde! Minha ultima mestruaçao foi no dia 21 de fevereiro, agora tou com 12 semanas e 5 dias. Quando será minha dpp?

  3. Jakeline says:

    Boa noite!
    Minha última menstruação foi no dia 23 de novembro, eu não sei bem de quantas semanas estou e nem de quantos mês!
    Eu uso o aplicativo gravidez mais, nele fala que eu tou de 26 semanas e um dia!
    Gostaria que mim ajudasse a descobre qual será minha Data do parto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.