Pólipos na vesícula podem causar dor ou virar câncer?

A maioria dos pólipos na vesícula não são câncer e nem causam dor.

A resposta é: não! A esmagadora maioria dos pólipos na vesícula não são câncer e nem causam dor! Os pólipos são pequenas lesões que se projetam da parede da vesícula biliar para o seu interior. Podemos entender como sendo uma pequena “saliência” que cresce na mucosa da vesícula!

Como os pólipos na vesícula são diagnosticados?

Na grande maioria dos pacientes, o diagnóstico é feito através de um achado incidental em uma ultrassonografia abdominal de rotina ou após colecistectomia por cálculos biliares ou cólica biliar. Embora a maioria dos pólipos da vesícula biliar seja de natureza benigna, os pólipos malignos estão presentes em alguns raros casos, e a detecção precoce e conduta apropriada são importantes para o tratamento curativo e a sobrevida a longo prazo. O principal objetivo no manejo dos pólipos da vesícula biliar é diagnosticar precocemente o desenvolvimento de um possível câncer da vesícula biliar.

Entenda o que é o pólipo na vesícula.
Entenda o que é o pólipo na vesícula.

 

Os pólipos na vesícula geralmente são assintomáticos! O paciente costuma descobrir que tem pólipo na vesícula ao realizar uma ultrassonografia de abdome por outro motivo. A ultrassonografia é o exame de eleição na sua caracterização, podendo avaliar sua localização, tamanho e quantidade. Apesar de majoritariamente benignos (>95%), algumas características devem levantar a suspeita para algo mais preocupante, são elas:

  • IDADE DO PACIENTE ( pacientes mais velhos👉maior risco)
  • TAMANHO (pólipos >1 cm 👉maior risco)
  • PRESENÇA DE CÁLCULOS
  • PÓLIPO SOLITÁRIO (maior risco)

Desta forma, caso haja suspeita ou queira avaliar a existência de pólipos na vesícula biliar, o exame de eleição a ser feito é a ultrassonografia do abdome.

Conte com um profissional especialista em Ultrassonografia do Abdome

Referência em radiologia, o Dr. Augusto é membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), membro da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) e da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Além disso, também faz parte da equipe de Radiologia Intervencionista não-vascular do Hospital Samaritano e da Rede Hospitalar Leforte.

Trabalhou como médico assistente do Serviço de Ultrassonografia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Sendo assim, para reforçar a importância da radiologia na medicina – especificamente da ultrassonografia – o Dr. Augusto idealizou e é cofundador do projeto de ensino de ultrassonografia Salus Sonography.

Dessa forma, se você deseja um atendimento humanizado e de um profissional referência em Ultrassonografia para abdome, agende sua consulta com o Dr. Augusto, na clínica Eigier Diagnósticos, localizada na Avenida Rebouças, 1.729, São Paulo – SP.

 

One thought on “Pólipos na vesícula podem causar dor ou virar câncer?

  1. Carla Eduarda says:

    Tenho pólipos na visícula, quando fui fazer o risco cirúrgico descobri q estava grávida, a cardiologista não me liberou para fazer a cirurgia… Eu posso esperar tranquila para fazer a cirurgia depois que o bebê nascer? Tem algum problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *