Apendicite e Apêndice cecal: conceitos, sintomas e diagnóstico por imagem

A apendicite é uma inflamação séria que deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes.

A apendicite é uma inflamação do apêndice cecal, um órgão até pouco tempo considerado rudimentar sem nenhuma função aparente. Fato é que nós podemos viver tranquilamente sem o apêndice cecal sem consequências aparentes. A apendicite é uma emergência médica que quase sempre requer cirurgia imediata para remover o apêndice. Se não for tratado, um apêndice inflamado eventualmente poderá perfurar e disseminar material infeccioso na cavidade abdominal. Isso pode levar à peritonite, uma inflamação grave do revestimento da cavidade abdominal (o peritônio) que pode ser fatal, a menos que seja tratada rapidamente com antibióticos fortes.

O que é o apêndice cecal?

O apêndice cecal, também conhecido como apêndice vermiforme (esse nome pela sua semelhança com um verme), até recentemente, era considerado uma parte rudimentar do intestino. Na tentativa de descobrir uma função plausível do apêndice humano, tem havido uma busca por homologia com o apêndice de outros mamíferos. O fato de que o apêndice é muito maior em certos mamíferos “inferiores”, como os coelhos, por muito tempo levou à conclusão de que o nosso apêndice poderia ser considerado um órgão vestigial (órgão que já teve função no passado mas deixou de ter com a evolução da espécie). A falta de um apêndice cecal claro em alguns primatas evolutivamente mais próximos, entretanto, parece contradizer essa hipótese

Durante os últimos anos, no entanto, vários estudos têm sugerido sua importância imunológica do apêndice cecal para o desenvolvimento e preservação do sistema imune intestinal. Nestes trabalhos, o apêndice demonstrou ter importante interação com a flora intestinal. Neste ambiente microbiótico, o apêndice aparece como uma “casa segura” para a flora intestinal comensal! Alguns estudos prepuseram que as bactérias comensais (aquelas que são benéficas ao nosso intestino) podem ser reintroduzidas na flora intestinal a partir do apêndice em caso de doenças (como diarreias por exemplo) e que, portanto, o apêndice pode ser considerado como uma parte importante da saúde intestinal.

Portanto, se falarem pra você que o apêndice não “serve pra nada”, revide esta frase dizendo o apêndice vermiforme não é um órgão rudimentar, mas sim uma parte importante do sistema imunológico com uma função distinta dentro do nosso trato digestivo.

O que causa apendicite?

O apêndice comunica-se com o intestino grosso, especificamente o ceco, através de sua luz. A apendicite ocorre sempre que a luz do apêndice fica bloqueada, podendo ser por fezes ou algum corpo estranho. O bloqueio também pode ocorrer por alguma infecção, uma vez que o apêndice pode inchar em resposta a qualquer infecção no corpo e obstruir sua própria luz.

Quais os sintomas dessa doença?

  • Dor incômoda perto do umbigo ou da parte superior do abdômen que se torna mais importante à medida que se move para o abdome inferior direito. Este é geralmente o primeiro sinal;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e / ou vômitos logo após a dor abdominal;
  • Inchaço abdominal;
  • Febre.
A apendicite é uma inflamação séria que deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes.

Como é feito o diagnóstico?

Diagnosticar a apendicite pode ser complicado. Os sintomas de apendicite são frequentemente vagos ou comuns a outras doenças do trato digestivo.

Dentre os exames que vão auxiliar no diagnóstico estão os exames de sangue e exames de imagem. A ultrassonografia hoje é o primeiro exame de imagem que deve ser realizado e que tem uma boa acurácia tanto para confirmar a suspeita diagnóstica como para, em caso negativo, sugerir um diagnóstico alternativo. Em um segundo momento, caso a ultrassonografia não consiga caracterizar o apêndice e o paciente tenha uma suspeita do quadro, a tomografia tem um papel importante no diagnóstico da apendicite.

22 thoughts on “Apendicite e Apêndice cecal: conceitos, sintomas e diagnóstico por imagem

  1. Joice Aparecida da Silva says:

    O que seria um resultado de exame que diz assim: -ceco pelvico mediano com imagem apendicular de dimensões normais,preenchida por meio de constrante, medindo 0,3 cm

    -Discreto espessamento da parede e da valvula coniventes do segmento jejuno proximal(racional -inflamatorio)

    • Dr Augusto Teixeira says:

      Ola Joice! Significa dizer que você tem parte do intestino grosso numa posição um pouco diferente do usual e que no momento em que você fez o exame poderia estar inflamada!

      • Bianca Costa says:

        O exame do meu filho deu apêndice Cecal com calibre no limite superior da normalidade (5mm) contendo apendicolito e com possível real mucosa aumentado. Achando inespecifico podendo representar processo inflamatório em fase inicial. ( o médico mandou para casa e aguardar e passou uma dieta para ele) isso é correto ???

  2. Bruno José Braga Cavalcanti says:

    Olá Dr Augusto, O apêndice cecal apresenta-se com diâmetro nos limites superiores da normalidade, medindo 0,8 cm, preenchido por material com atenuação de partes moles. Poderia me falar o que isso significa? Já marquei o médico para mostrar o resultado do laudo. Mas poderia me adiantar informações sobre isso? Obrigado desde já pela atenção. Excelente site do senhor.

  3. Silvia Liborio says:

    Por favor, Doutor, meu filho, 33 anos, obeso, com dor abdominal à direita, febre 38°C e diarreia, foi atendido na emergência de um hospital local no dia 25, 6a. feira última. Feitos exames de sangue e tomografia sem contraste. No exame de sangue, apenas os leucócitos alterados para 14.500/mm3. No laudo da tomografia, relevância para apêndice vermiforme, com dimensões normais, apresentando apendiculito no interior (não informa seu tamanho). O clínico que o atendeu sugeriu retirada cirúrgica do apêndice, mas o cirurgião não concordou. Prescreveram dipirona 1g até cessar a dor, ou se piorasse, voltasse ao hospital. As dores fracas continuam, com desconforto abdominal, diarreia, sem febre. Ele está tomando a dipirona 1g duas vezes ao dia. Como houve divergência entre as opiniões dos doutores que o atenderam, solicito sua opinião, mesmo com os dados informados, se possível. Obrigada.

  4. Leni Lima says:

    Dr. Meu irmão foi diagnosticado com apendicite, realizou tomo omde evidenciou apendicite aguda com colecao dimensoes periapendicular. Pode explicar? Grave? Qual risco?

  5. Shirley says:

    O que significa: apêndice Cecal: com calibre dentro dos limites da normalidade e sem alterações inflamatórias, apresentando apendicolito em seu interior?

  6. Natan Jesner says:

    Não consigo entender o que isso significa.
    Achados principais:
    Apêndice cecal de difícil caracterização em toda sua porção devido à escassez da gordura intra-abdominal, porém apresentando calibre preservado e aspectos tomográficos habituais em suas porções caracterizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *